Dezembro se inicia e com ele o sentimento de que o ano pesado está indo embora. Mas será que o último mês de 2021 será de trégua?
Nos primeiros 15 dias, a influência de Netuno, que retoma seu movimento direto em 1º de dezembro, será claramente perceptível. Seu lado mais exaltado está associado aos temas do misticismo e da transcendência, enquanto seu lado sombrio se associa à ilusão e ao engano. Durante esses dias, talvez seja difícil enxergar nosso caminho. Não confie só no instinto. No entanto, é possível que o movimento direto de Netuno traga mais fé e otimismo para nós. Ponto importante para quem viveu altos e muitos baixos de 2021.
O dia 4 de dezembro é marcado pela Lua nova com um eclipse solar em Sagitário. Os eclipses geralmente são poderosos "culminadores de acontecimentos". A ênfase deste eclipse em Sagitário aumenta nosso espírito de otimismo. Poderemos nos deparar nos próximos meses com oportunidades de crescimento nos níveis físico, intelectual e espiritual. Esta lunação pede que usemos os momentos finais da temporada de 2021 para nos comprometermos a sermos honesto conosco e com os outros.
O eclipse de dezembro marca o ímpeto da energia que quer fazer acontecer. Ela se intensificará com a quadratura entre Marte em Escorpião e Júpiter em Aquário, no dia 8 de dezembro. Esse aspecto tenso amplifica o agir. Por isso é importante estarmos focados em nossos objetivos, para não fluir demais (já que Netuno está direto).
Três dias depois, em 11 de dezembro, Vênus – o planeta do Amor e das finanças - estará em conjunção com Plutão – o planeta da transformação e do poder. O desejo será forte nesse momento, mas forte também será o risco de uma grande decepção. A possibilidade de grandes ganhos é igual a de grandes perdas. E será nesta energia que Vênus retrogradará no dia 19 (até 29 de janeiro). E aí pode esperar assuntos “emperrados” no campo afetivo e amoroso, bem como a economia. A quadratura do Sol com Netuno no dia 12 indica eventos que não são tão fáceis de controlar.
Dia 13 de dezembro, Mercúrio – o planeta da Comunicação – entra em Capricórnio; e Marte – o planeta do impulso e guerra – em Sagitário. Essa combinação proporciona um agir com planejamento, principalmente em questões relacionadas a viagens, novos conhecimentos... Não espere o conforto da zona “de bouas”, esteja preparado para ser flexível e menos teimoso.
Então, na segunda metade do mês, a quadratura entre Saturno e Urano se tornará cada vez mais perceptível. Será difícil continuar ignorando os conflitos entre liberdade e segurança, e isso exigirá uma mudança fundamental de atitude. No dia 24 de dezembro, ocorrerá a última quadratura exata entre estes astros, que foi a marca do ano de 2021. Podemos esperar dias de Natal tensos, que podem confrontar-nos com expectativas não realizadas, temores em relação ao futuro e restrições. Durante esses dias, procure conscientemente distanciar-se de seus sentimentos e dar-se espaço suficiente para encontrar clareza interior. As profundas mudanças coletivas das quais todos nós temos participado ainda não podem ser julgadas conclusivamente.
No dia da Lua cheia em Gêmeos, 19 de dezembro, Mercúrio estará em quadratura com Quíron, que retoma seu movimento direto nesse momento. O Sol entra em Capricórnio em 21 de dezembro, trazendo uma vibração mais madura e controlada.
Outra mudança que ocorre na véspera de Natal, é a entrada do Nodo Norte em Touro e Nodo Sul em Escorpião. Transições globais massivas ocorrerão quando o Nodo Norte entrar em Touro e o nó Sul polarizado se mover para Escorpião. Esse trânsito estimulará conversas sobre as normas que envolvem os hábitos de trabalho , como as finanças e os materiais são compartilhados e como usamos os recursos naturais da Terra.
Então, no fim do mês, Júpiter entra em Peixes em 29 de dezembro. Nos próximos meses, isso dará às coisas que unem as pessoas um peso um pouco maior do que às coisas que as separam. No dia 30, o Sol estará em quadratura com Quíron e Mercúrio, em conjunção com Plutão.
Na véspera do Ano Novo, Marte chegará à posição do eclipse solar do início do mês e ativará seus temas novamente. Até o fim do ano, prevalecerá a constatação de que simplesmente já não é possível continuar de braços cruzados esperando tempos melhores.
Foto: Flickr Maximingoldov
Fonte: Astro.com
Comentarios