A partir do dia 18 de janeiro, vivenciaremos um novo capítulo da história cósmica: a mudança de signo dos nodos lunares. Até julho de 2023, o Nodo Norte estrará em Touro e o Nodo Sul entrará em Escorpião. Mas o que isso significa?
O que significa nodo lunares?
O Nodo Norte e o Nodo Sul, ou nodos lunares, não são corpos celestes - são pontos matemáticos no céu. Na astrologia moderna, esses pontos estão ligados ao destino, às lições cármicas e ao cumprimento do propósito da alma. Os nodos são opostos um ao outro. O signo do Nodo Sul (também conhecido como cauda do dragão) representa arquétipos que já foram dominados por nós. O signo do Nodo Norte (cabeça do dragão) representa arquétipos que precisam ser incorporados e que estão vinculados ao propósito de nossa vida.
Nossos mapas astrais podem nos mostrar nossa história nodal pessoal. Mas os nodos em trânsito, que mudam de signo a cada 1,5 anos, nos mostram o capítulo de desenvolvimento em que estamos, as áreas e tópicos da vida que devem ser explorados mais profundamente. Este trabalho é feito coletivamente, nossa realidade externa se tornando um macrocosmo daquilo com que lidamos pessoalmente.
Para simplificar, o Nodo Norte em trânsito é visto como o que ganha e o Nodo Sul em trânsito como o que drena. Geralmente, o signo do Nodo Norte nos diz quais temas podem aumentar ou ser amplificados. O signo do Nodo Sul nos diz quais temas podem diminuir ou precisam ser destacados. O signo do Nodo Norte pode fornecer um antídoto para as distorções do signo do Nodo Sul, representando o que coletivamente precisamos equilibrar e alcançar.
Nodos no eixo Gêmeos - Sagitário
Essa dicotomia pode se manifestar de forma literal e simbólica. Por exemplo, quando o Nodo Sul estava viajando pelo signo de Sagitário em 2021, vimos uma diminuição em nossa capacidade de viajar e um grande impacto nas companhias aéreas por causa da pandemia de Covid-19. A drenagem simbólica do Nodo Sul em Sagitário também apareceu na própria disseminação global do Covid-19, limitando nossa liberdade e sensação de expansão. Foi-nos mostrada a manifestação distorcida e dispersa de ideologia, política e conspiração, e a politização de uma crise global de saúde.
O contrapeso natural para isso era Gêmeos, onde o Nodo Norte estava durante o mesmo período. Gêmeos acalma os saltos de fé de Sagitário com fatos, comunicação clara e abertura a novas informações. Gêmeos é adaptável, menos propenso à rigidez de pensamento, suavizando o potencial dogmático e moralista de Sagitário. Este é o signo que quer entender a atribuição. Gêmeos também representa nosso entorno imediato, nossos códigos postais – e acho que todos nos familiarizamos intimamente com nossos bairros, nossas cidades e nossas cidades em 2020-2021. Simbolicamente, podemos até ter nos familiarizados mais com nossos próprios pensamentos e hábitos.
Como os nodos estavam em signos mutáveis, muita coisa estava simplesmente em fluxo, sendo a única constante o fluxo contínuo de mudança. Nossa flexibilidade foi testada nos últimos 1,5 anos, com o Nodo Norte em Gêmeos nos convidando a permanecer ágeis mesmo em meio à pressão crescente.
Nodos em Touro-Escorpião
Quando o Nodo Norte entrar em Touro, nossa consciência coletiva mudará para o que estabiliza, o que acalma, o que é seguro – e o que faz sentido. Podemos nos encontrar ajustando e ancorando ao nosso novo normal, encontrando momentos de paz em meio a um mundo em que é tudo, menos pacífico. Isso pode parecer um alívio bem-vindo depois de alguns anos frenéticos. Touro é simples - nos lembrando quando comer, quando chorar, quando descansar, quando respirar fundo, quando mover seu corpo e como colorir nossas vidas com uma previsibilidade e presença que podem imitar a serenidade final.
Touro também se move em direção ao que e de quem gosta e se afasta do que e de quem não gosta, ou do que não funciona. Com o tempo, essa sintonia com o que o corpo precisa, o que o espírito precisa, constrói uma vida sustentável, fornecendo uma base sobre a qual tudo o mais floresce.
Lembre-se de que a Lua encontra sua exaltação em Touro, signo que estabiliza as emoções e torna a pessoa calma, prática e resoluta no temperamento. Assim, mesmo além das necessidades físicas, os instintos de Touro podem entrar como um silenciamento interno, uma rejeição da supercomplicação desnecessária de nossas vidas. Podemos aparecer para o mundo, ser do mundo, mas não deixar o mundo nos dominar. Touro corta o ruído permanecendo prático e no momento presente, soluções simples e elegantes para nossas vidas complexas.
Ao longo do próximo ano e meio, seremos confrontados com questões – pessoais e impessoais – que nos mostrarão onde precisamos simplificar, onde precisamos descansar, onde nosso incessante trabalho, esforço e psique se tornou insustentável. Touro também lida com dinheiro e valor, então provavelmente continuaremos vendo grandes mudanças na maneira como trabalhamos e na maneira como valorizamos os trabalhadores. Touro pegando essas ideias e tornando-as firmes ou acionáveis de alguma forma.
Se o Nodo Norte fornece o antídoto, então naturalmente encontramos o que estamos curando no Nodo Sul, que estará no signo de Escorpião. Escorpião é tudo menos simples. Escorpião é um signo que vai para além, um signo que faz amizade com o conflito e a complexidade, escolhendo trilhar um caminho na vida cheio de arame farpado e armadilhas. Claro, isso cria uma sensibilidade emocional requintada, disciplina que nos tornam guerreiros. No entanto, quando o Nodo Sul está neste signo, podemos contar com alguma disfunção com esses traços, coisas que precisam ser expulsadas. Pode aparecer como autoconhecimento profundo, tornando-nos conhecedores de nossa dor, mas nunca livres dela. Com o Nodo Sul em Escorpião, os esqueletos sairão do armário e haverá uma necessidade coletiva de enfrentá-los, suavizar o que é calejado e fazer as pazes com nossas indignidades humanas. Você não pode ser assombrado por um fantasma que você escolhe enfrentar.
Vênus rege Touro e Plutão rege Escorpião. A partir disso, podemos resumir que essa mudança nodal nos afastará da intensidade crônica, escassez, transformação, poder, controle ... e nos levará à receptividade, calma, indulgência, amor e aceitação de Vênus. Como todos os signos opostos, Touro e Escorpião se informam. Não há inteligência emocional e força sem conflito, sem ser desprezado ou cortado pelos arames farpados da vida. No entanto, não podemos estar constantemente envolvidos nesses dramas. Os guerreiros precisam de descanso. Touro entra como esse descanso, como restauração, o período de paz que vem após a guerra, permitindo que nos acomodemos, curemos e compreendamos nossas feridas de batalha para que possamos nos conectar com o que realmente importa, o que dá base às nossas vidas.
Informações: Zora
Comments