top of page
Foto do escritorBruna Giorgi

Netuno na astrologia e mapa astral


Netuno, Deus do Mar, é o regente do signo de Peixes. Na astrologia, é considerado um planeta de inspiração, sonhos, receptividade psíquica, do encantamento, do glamour, da arte comovente e da cura profunda que começa quando nos perguntamos: "Existe a possibilidade de outro caminho?". Netuno rege a espiritualidade e todas as coisas sutis.

Assim como Plutão e Urano, Netuno é um dos planetas externos (ou geracional), o que significa que se move lentamente e afeta os temas amplos de nossas vidas. Diferente dos planetas internos, como Mercúrio e Vênus, que mudam de signo com mais frequência e têm um efeito maior em nosso dia a dia.

Netuno passa aproximadamente 14 anos em cada signo (com mergulhos mais curtos ocasionais em signos vizinhos quando está retrógrado) e leva 160 anos para se mover por todo o zodíaco. Em 2012, Netuno mudou-se para Peixes e ficará lá até 2026. Anualmente, Netuno retrograda por cerca de cinco meses (então é comum este planeta aparecer retrógrado no mapa astral).


Leia também:


Intuição e espiritualidade

O planeta intensifica a intuição e nos ensina a desenvolvermos a compaixão, um dos sentimentos mais puros que podemos ter.

Além disso, está associado à intuição e à iluminação espiritual. É, por meio dele, que conseguimos sentir afeto e compreensão emocional do todo e, por isso, muitas vezes, ele nos faz renunciar os nossos desejos pelo dos outros.

Netuno refina, purifica e limpa. Altamente sensível, nos deixa mais sintonizados com a sutileza e, portanto, aumenta o lado artístico da personalidade de cada um. O planeta também rege toda a comunicação visual, seja com símbolos ou gestos, como fotografia, cinema, balé e outras artes da dança, música, pintura e poesia.


Planeta das névoas

Governa o mar e todos os outros corpos d'água. Ele rege a chuva, o gelo e os líquidos de todos os tipos; incluindo bebidas e álcool. Netuno também rege as drogas; tanto as más, que nos fazem sofrer, como as boas, que nos curam.

Netuno é conhecido como o Planeta da Névoa. Faz-nos querer escapar da realidade mundana e cotidiana e entrar em um estado celestial mais ideal. Nos induz a superar e ultrapassar limites, a rejeitar toda e qualquer limitação.

Mas, uma vez que Netuno altera a realidade e turva nossa percepção, há momentos em que Netuno complica as coisas e torna difícil decifrar os fatos. Netuno pode nos fazer enganar a nós mesmos (ou ser enganados por outros), ou apenas nos fazer entender mal ou ser mal compreendidos.


Netuno no mapa natal

Por ser um planeta geracional, o signo onde Netuno está será compartilhado com outras pessoas da mesma geração. É por isso que frequentemente nos referimos ao sinal de Netuno como uma influência geracional.

Torna-se mais pessoal quando vinculado a um planeta pessoal ou lumiar, como o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus e Marte. As qualidades do signo de Netuno são aquelas que podemos imaginar em um mundo ideal.

Já nas casas astrais, a posição de Netuno mostra onde a intuição, os sonhos e a sensibilidade psíquica entram em jogo. Os nativos podem ser capazes de superar as demandas do ego nas áreas de influência de Netuno.

Os planetas com os quais Netuno entra em contato costumam ser coloridos pela fantasia e pelo devaneio, além de uma natureza vulnerável que pode ser suscetível à desilusão. Aqui, encontramos esperança que às vezes é irreal, uma perspectiva poética e intuitiva e compaixão.






Foto: Flickr Phillipp Iugmnov

Fonte: Susan Miller

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page