top of page
Foto do escritorBruna Giorgi

O Arquétipo de pai no Mapa Astral

É possível compreender como é seu pai ou sua relação com ele por meio do seu mapa natal

Nosso mapa astral é o desenho do zodíaco terrestre no momento em que puxamos pela primeira vez o ar deste planeta. Nessa ilustração, podemos analisar boa parte de nossa história, incluindo o arquétipo de pai e mãe que temos. Essa figura muda se irmão para irmão, mesmo que sejam dos meus genitores, isso porque o seu mapa natal é como você observa e interage com o mundo.

Antes de falarmos mais sobre a especificidade paterna, vamos descrever pontos importantes da construção do mapa astral.



O que compõe o mapa astral?

A mandala do mapa astral é construída com doze casas, doze signos, dez planetas (dois deles são luminares: Sol e Lua), dignidades e triangulações. A combinação desses elementos coloca no meio dessa sopa os aspectos, que são interações entre os astros, que, a partir dos graus, identificamos se é uma conversa amigável, tensa ou neutra.


Arquétipo de pai no mapa

Para entendermos como podemos identificar a figura paterna no mapa, precisamos a priori analisar o Sol, Saturno e a Casa 10. O seu Sol – que é o que costumamos dizer ser nosso signo – mostra o arquétipo masculino que temos dentro da gente (independente do seu gênero), sendo que é o reflexo da figura paterna (leia-se aqui que é independente o gênero. Hoje, é comum as mulheres cisgênero tomando papel de pai e homens cisgênero, de mãe; ou ainda casais homossexuais que desempenham papeis diferentes na criação dos filhos.


Já o nosso Saturno também ilustra o pai, mas no sentido daquele que educa, impõe limites, que nos mostra que nem tudo é do jeito que queremos. E a Casa 10, ou também conhecida como Meio do Céu, mostra a função paterna reconhecida, que apresenta o quanto é necessário educar um indivíduo para ter autonomia e independência fora de casa, criando asas em busca dos objetivos. O signo do Meio do Céu nos fala dos caminhos traçados, representa o que os pais devem fazer para que a criança se sinta segura no seu lugar no mundo.



Mais aprofundado

Quando falamos em aspectos, dignidades e triangulações elevamos um nível mais técnico da interpretação de mapa astral. No caso dos aspectos, o Sol ou Saturno recebendo ou fazendo aspectos tensos, como quadratura e oposições, podem determinar um pai mais rígido e exigente ou com uma certa dificuldade de aproximação. Por exemplo, se o Sol natal está em conflito com Netuno pode dizer que o pai tem dificuldades, problemas ou ainda é ausente.


Outro ponto mais aprofundado, mas que vale a referência, é a compreensão do regente da décima Casa. Por exemplo, se esse planeta regente estiver no Descendente (Casa 7), e com bons aspectos, pode demonstrar que a figura paterna é seu sócio, faz parte do seu círculo social, ou até que é muito parecido com seu cônjuge. Já se estiver na Casa 12 pode identificar pai artista, recluso, com problemas de vícios ou ainda ausente.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page