Durante a infância, na astrologia, a Lua é mais evidente, pois expressa nossos sentimentos e como reagimos. Confira como você era de criança ou como são seus filhos
Você já deve ter me ouvido ou visto falar muito sobre mapa astral, que é a fotografia do céu no instante do seu nascimento. Ele funciona como um manual, que possibilita entendermos nosso funcionamento e ir além!
Estamos acostumados a falar sobre signo solar: “sou de câncer”, ou seja, nasci quando sol transitava pelo signo de Câncer. Mas para as crianças, o principal elemento a ser analisado é a Lua. Isso porque o satélite da Terra rege nossas emoções mais primitivas, como um indivíduo deve ser nutrido, a figura materna, entre muitas outras questões.
Signo da Lua e a Criança
A infância é o momento em que cada pessoa formula a matriz básica da personalidade, e cada qualidade no horóscopo se desenvolve ou se desdobra em um período diferente durante a infância. A Lua é a primeira qualidade perceptível da personalidade expressa por uma criança. Na astrologia, a Lua representa o espaço na psique onde cada pessoa armazena os sentimentos e como uma criança possivelmente percebe sua mãe.
Vamos fazer um exercício: temos dois irmãos com Luas diferentes. Essas duas crianças possivelmente agem e gostam de coisas diferentes, sentem e se emocionam com coisas distintas e também percebem a figura materna com singularidade. E apesar de serem tratados iguais, a Lua rege muito essas questões.
Conforme a criança amadurece, outras energias, impulsos e as necessidades começam a surgir - tudo como parte do desenvolvimento da personalidade. E assim outros planetas, e aspectos do mapa passam a ter importância. Mas a Lua sempre terá relevância em nosso mapa e personalidade. Podemos pensar na Lua como o indicador mais forte da criança interior ainda presente ao longo da vida de cada um de nós.
O signo astrológico diz muito sobre a maneira como a Lua funciona. Assim, é ele que vai dar pistas sobre as prioridades emocionais da criança e como ela reage a elas.
Lua em Áries
Possui um desejo de independência e buscar espaço para manifestar sua criatividade. O problema é a impaciência, fica entediado com facilidade e pode manifestar agressividade quando algo demorar muito. As explosões de “raivinha” podem durar mais que a fase dos dois anos, quando popularmente falamos que o neném é “adolescente”.
Áries é um signo de Fogo e muito espontâneo e caloroso. Portanto, crianças com esta Lua manifestam carinho calorosamente com abraços demorados e muitos beijos.
Lua em Áries precisa do encorajamento dos pais para exercitar a coragem da independência de uma forma segura e com limites. Por o astro representar também a figura materna, a criança a percebe como uma líder e até super-heroína.
Lua em Touro
A criança da Lua de Touro adora se sentir amada. Dentro do fundo do coração, há um desejo profundo de consistência, conforto e estabilidade. Há uma doce natureza emanando desta criança, quase implorando por toque e proximidade.
Durante a infância, ela pode parecer cair em uma rotina previsível bem cedo. Pode aparecer a tal teimosia, mais evidente nos dois anos de idade.
Por prezar a estabilidade e segurança, pode ter dificuldade em experimentar novos alimentos e também fazer amigos. Assim como a eventual ruptura familiar durante a infância pode lhe trazer mais dificuldades do que para outras crianças.
Se por um lado a Lua em Touro é teimosa, por outro é focada. Essa criança adora brincar com jogos que precisa de concentração para acertar ou desenvolver.
Para esta criança, a mãe é estável, possessiva e o elo de aprendizado sobre a importância de desenvolver fortes conexões com pessoas e lugares.
Lua em Gêmeos
Aquele olhar curioso nos olhos de uma criança com Lua em Gêmeos dá uma pista sobre como essa pequena mente está em constante movimento. Da mesma forma, o humor pode mudar com rapidez: ontem gostava de beterraba, hoje detesta.
É uma criança fascinada com a linguagem e tem o potencial para falar cedo, mesmo que seja seu próprio dialeto. Isso porque há uma necessidade poderosa de se conectar em um nível mental. Quando se sente compreendido, ela se sente seguro e em casa.
Esta criança pode ver a mãe como o elo de comunicação principal, e pedir à mamãe para explicar o que ele não pode facilmente explicar ou entender.
Gosta de estar sempre interessada com algo, pois o tédio aparece rápido e a distração toma conta. Por isso é importante incentivar desde cedo o hábito da leitura e brinquedos que geram destreza. A imaginação geminiana é poderosa.
Lua em Câncer
Crianças com a Lua m Câncer são emocionalmente sensíveis, carinhosas e se sente bem com a presença da figura materna. A motivação dessa Lua é sentir a proteção da família e segurança podem exigir algo em que ela possa tocar para manter esse sentimento vivo, como um objeto ou brinquedo.
Conforme esta criança cresce, ela pode gostar de passar o tempo ajudando em casa, e é provável que encontre maneiras de cuidar de algo ou alguém. Um animal de estimação pode ajudar a preencher a necessidade de nutrir, e exprimir ternura e carinho.
Lua de Câncer procura na Mãe o modelo protetor, mas à medida que ela cresce pode ver a mamãe como sufocante, se ela for muito protetora. A necessidade de proteção emocional é definitivamente presente com este signo lunar.
Por ser muito sensível, ela entende o ambiente emocional com facilidade, não adianta os adultos soletrarem frases para a criança não perceber... Porque ela já sentiu.
Lua em Leão
A criança com a Lua em Leão precisa se sentir importante no mecanismo da família e tem um dom natural para captar essa atenção. É possível que, quando bebê, desenvolva o drama de sorrir ou se fazer triste para se comunicar e conseguir o que deseja.
Atuação, canto, dança ou outra arte que possibilite o “aparecer” ajuda a equilibrar o lado dramático e de atenção. Atividades criativas, que englobem grupos de crianças também fortalecem o lado líder desta Lua.
O lado negativo é a forte tendência a ser preguiçoso, pois, muitas vezes, pode se sentir um “pequeno príncipe”, então não irá arrumar a cama, porque alguém fará por ele. Nesse sentido, os pais precisam demonstrar comando.
No coração dessa criança, a mãe é uma rainha, é como se fosse a pessoa mais legal do mundo, portanto precisa ter orgulho dela.
Leia também:
Lua em Virgem
Lua em Virgem adiciona uma profunda curiosidade à personalidade de uma criança. Mesmo como um bebê, olhares curiosos podem ser bastante perceptíveis quando ela está interessada em algo. Desde muito jovem, começa a expressar certas preferências, algo que os pais perceberão ao adicionar novos alimentos à dieta.
Lua em Virgem é silenciosa, gosta de realizar coisas comuns (do cotidiano), mas de uma forma incrível. Parte da razão para isso é que essas crianças desenvolvem a observação minuciosa muito cedo, e ela pode ver imperfeições. Esta criança vai preferir ficar ocupada e pode gostar de ter muitos brinquedos por perto que a ajudem a aprender como as coisas funcionam.
A mãe pode ser vista como aquela que faz tudo corretamente, e ela que definirá a criança o que é certo e o errado.
Lua em Libra
Uma criança com Lua em Libra vê o mundo pelos olhos de um artista e tem sensibilidade para todas as coisas belas. Um ambiente tranquilo encorajará sentimentos de segurança, e a cor tem um impacto especial para esta criança.
Lua em Libra confere uma qualidade doce e charmosa, e você pode notar que esta criança tem uma natureza muito gentil. Estar perto de outras pessoas também é importante, uma vez que o impulso é de se relacionar. Brincadeiras e brinquedos que incorporam autoexpressão artística são agradáveis. Sempre mantenha lápis e materiais de arte à mão.
Um dos maiores desafios que ele pode enfrentar é desenvolver autoconfiança. Embora possa respeitar os outros ou admirar amigos e suas habilidades, pode ser difícil para ela reconhecer seus pontos fortes pessoais. Na companhia da família, e posteriormente com amigos, a criança pode se sentir mais confiante em compartilhar talentos especiais e habilidades. A Lua em Libra também é sensível à pressão dos colegas, por isso é importante desenvolver um canal de diálogo com os pais.
Essa criança precisa perceber a mãe como a pacificadora, e é com quem aprende seu modelo de relacionamento. Afinal, o impulso mais profundo para Libra é a necessidade de experimentar parceria.
Lua em Escorpião
Com a Lua em Escorpião, as emoções são profundas e sentidas intensamente. Em bebê, a Lua de Escorpião pode ser extremamente sensível aos estímulos ambientais, especialmente ruídos altos ou mudanças de temperatura. Pode haver um apego muito forte pela mãe, e a necessidade de proximidade, carinho e ternura é bastante acentuada.
Quando o neném cresce, essa Lua lhe traz teimosia aparente, o que pode transparecer na recusa em compartilhar brinquedos ou apego com objetos. Essa característica pode ser acentuada quando a criança percebe que algumas coisas são tiradas e não retornam.
É provável que goste de música e artes, amando histórias de mistérios e contos fantásticos. A natureza é particularmente atraente, e uma natureza estudiosa pode ser cultivado durante os anos escolares. Esta criança também pode parecer reservada e precisa que sua privacidade seja respeitada. Nesse sentido, também pode esconder emoções e deve saber que não há problema em compartilhar sentimentos profundos ou medos.
A visão da criança com a Lua em Escorpião sobre a mãe é geralmente bastante profunda, e ela pode realmente sentir que a mamãe tem olhos na nuca!
Lua em Sagitário
Movimento é a palavra que define o bebê e a criança com a Lua em Sagitário. Assim que o neném aprender a rastejar, você perceberá que há um aventureiro na casa. Cercadinhos não são apreciados por essas crianças, no entanto risos e bom humor são marcantes.
Qualquer impulso é motivo de risos e diversão, que pode se estender tanto que a criança não sabe qual o limite para a seriedade. Inclusive, os pais precisam trabalhar com rigor a palavra “não”. Limite, foco e disciplina podem ser mais facilmente ensinados por meio de esportes, jogos e histórias.
A Lua em Sagitário percebe a mãe como a professora, ela pode se tornar sua melhor inspiração no caminho do aprendizado. A mãe também precisa entender que “as mentirinhas” que ela fala são consideradas verdades para esta criança - até que o mundo prove o contrário!
Lua em Capricórnio
Se alguma criança aprecia e precisa de consistência, é a criança com Lua em Capricórnio. Os impulsos e necessidades deste signo lunar estão enraizados na estrutura. Sem ela, essa criança se sentirá insegura. Embora excessiva programação possa ser cansativa, algum senso de rotina funcionará bem.
Na verdade, as atitudes mais relax daqueles que estão em posição de autoridade farão com que a Lua de Capricórnio sinta uma falta de confiança. É importante encorajar a lua de Capricórnio a apreciar e expressar sentimentos, já que a tendência é tentar controlar as emoções ou enterrá-las em sentimento de culpa. Certamente, aprender o certo do errado é necessário, e assumir a responsabilidade é primordial. No entanto, se muita responsabilidade for imposta a esta criança, ela pode sentir que a infância foi simplesmente perdida!
No lado mais leve, essa Lua observa o humor na própria vida e adora passar tempo com os adultos.
A mãe representa controle, disciplina e é o máximo de autoridade para a Lua em Capricórnio, embora essa autoridade seja testada assim que a criança entrar na adolescência.
Lua em Aquário
Na infância, a Lua em Aquário carrega a necessidade de se sentir verdadeiramente única. No entanto, também é possível que esta criança se sinta “muito” diferente, ou que as coisas que o tornam especial não são apreciadas. À medida que cresce, procurará amigos e colegas que tenham sua própria singularidade. Amigos e a conexão social podem ser o motivo mais importante para ir à escola todos os dias!
A Lua de Aquário também adora explorar ideias e aprender (não por notas, mas por se sentir em expansão). O bebê dessa Lua é interessado por brinquedos e jogos que possibilitem interagir, como os eletrônicos e computadores.
É importante que os tutores incentivem a criança a desenvolver habilidades de comunicação, uma vez que ela provavelmente tem muito a dizer e pode ter uma visão bastante interessante.
A Lua em Aquário percebe a mãe como um indivíduo especial por direito próprio, mas precisa aprender com a figura materna a fazer conexões emocionais, já que tem uma tendência a ser desapegado emocionalmente.
Lua em Peixes
Para uma criança com Lua em Peixes, a tranquilidade é quase uma necessidade, já que possui em si um “filtro” poderoso de sensibilidade para suas emoções. Ou seja, ela é muito perceptível a qualquer emoção dentro do lar.
Desde muito pequeno se mostra com uma imaginação fértil e uma personalidade serena e suave. Inclusive música calma pode ser uma alternativa para adormecer essa criança.
Durante a infância, a Lua em Peixes precisa de muito espaço para exercitar a imaginação e criatividade. A hora da história é obrigatória, e a encenação pode ser uma segunda natureza, mesmo tendo tendência à timidez.
Aos olhos de uma criança com Lua em Peixes, a mãe pode ser vista como a âncora espiritual. A necessidade dessa criança de estabelecer um vínculo profundo com a figura materna é muito poderosa, mas a mãe também precisa estar ciente de que seu filho pode absorver o humor dela.
Fonte: Gloria Star’s book, Astrology and Your Child
Comentarios